top of page

TRABALHOS REALIZADOS EM 2019

         Abaixo estão todos os trabalhos realizados em cada turma, com intuito de transparecer o trabalho realizado pelos professores em suas atividades com os alunos. As atividades realizadas são acrescentadas mês a mês na galeria de cada turma.

Ocupacional I

          A turma Ocupacional I é frequentada por  alunos de idade entre 48 a 77 anos. Cada aluno possui limitações e conhecimentos específicos, necessitando de um trabalho diferenciado.

    As atividades realizadas são baseadas em conceitos lúdicos, buscando momentos de descontração, interação e priorizando a realização de atividades simples e prazeres que possibilitam melhor qualidade de vida para todos os educandos.

Ocupacional II

               A turma do ocupacional II é frequentada alunos com idade entre 10 a 43 anos. Todos os alunos precisam de auxílio na realização das atividades pedagógicas, pois possuem comprometimento na área motora, atenção concentração e memorização. Porém 2 alunos possuem mais comprometimento na parte física.

            As atividades desenvolvidas em sala são um estimulo na área cognitiva, motor, e funcional, fazendo com que o aluno desenvolva melhores habilidades. São trabalhadas atividades lúdicas, noções de quantidades, noções numéricas e alfabéticas, coordenação motora fina e grossa, recorte e colagem, pintura, jogos diversos, músicas e o curriculum funcional natural obtendo autonomia e melhor qualidade de vida dos nossos educandos. Educar, ensinar e instruir para a vida prática, proporcionando o desenvolvimento de comportamento e atitude adequados para o convívio social. Oportunizando a vivência das tarefas do cotidiano no ambiente escolar, denominadas AVPs (Atividades de Vida Diária) e AVDs (Atividades de Vida Prática) melhorando assim a sua qualidade de vida.

Ocupacional III

            A turma Ocupacional III, é frequentada por alunos de idade entre 15 a 51 anos. Os alunos necessitam de auxílio na realização de atividades Pedagógicas, pois possuem comprometimento a respeito da coordenação motora, cognitiva, atenção e consequentemente na memorização.

           São desenvolvidas atividades lúdicas, noção numérica e alfabética, coordenação motora grossa, fina, recorte, colagem, pintura, jogos diversos, música, dança, esporte, artesanato e buscando trabalhar atividades relacionadas ao Currículo Funcional Natural, visando autonomia e melhoria na qualidade de vida de cada aluno.

Ocupacional IV

          A turma Ocupacional IV é frequentada por  alunos de idade entre 48 a 77 anos. Cada aluno possui limitações e conhecimentos específicos, necessitando de um trabalho diferenciado.

                As atividades realizadas são baseadas em conceitos lúdicos, buscando momentos de descontração, interação e priorizando a realização de atividades simples e prazeres que possibilitam melhor qualidade de vida para todos os educandos.

Ocupacional V

          A turma Ocupacional V é frequentada por alunos com idade entre 19 a 50 anos. Devido as limitações dos alunos, faz-se necessário um trabalho diferenciado, priorizando a estimulação sensorial, desenvolvendo a memória e atenção, incentivo de motricidade fina e ampla, linguagem oral e gestual, esquema corporal com músicas.

    Buscando atividades que favoreçam a comunicação, o raciocínio lógico, classificação e seriação com atividades pedagógicas, lúdica e trabalhando o Currículo Funcional Natural, visando melhorar a qualidade de vida de cada aluno.

Ocupacional VI

          A turma do ocupacional vi é composta por alunos de 10 a 47 anos de idade. Todos os alunos necessitam de auxílio na realização de atividades na área pedagógica. Pois possuem comprometimento na área cognitiva, motora atenção e concentração.

             As atividades desenvolvidas em sala são um estimulo na área cognitiva, motor, e funcional, fazendo com que o aluno desenvolva melhores habilidades. São trabalhadas atividades lúdicas, noções de quantidades, noções numéricas e alfabéticas, coordenação motora fina e grossa, recorte e colagem, pintura, jogos diversos, músicas, psicomotricidade e o currículo funcional natural obtendo autonomia e melhor qualidade de vida, tanto nos cuidados pessoais como também na sua dependência como pessoa, cidadão.

Autismo

          A turma autismo é frequentada por alunos de 19 a 30 anos. Utiliza-se os recursos do método Jeacch, promovendo o desenvolvimento do potencial de cada aluno através de atividades pedagógicas e currículo funcional natural, que contribuem para sua vida diária e na socialização.

           É desenvolvido a comunicação oral, gestual, corporal, musical, saúde, higiene, alimentação, autonomia, colagem, caminhada alinhada, lego, jogos de encaixe, psicomotricidade, esquema corporal, coordenação motora fina e grossa.

Serviço Pedagógico Específico I

             A turma do Serviço Pedagógico Específico I é frequentada por alunos de 06 a 14 anos de idade. O objetivo da turma é desenvolver a percepção visual, a experiência sensorial em todos os campos. Proporcionando aos alunos atividades que a enriqueçam cognitivamente despertando suas sensações tais como: quente, frio, áspero, liso, mole e duro.

 

           

Serviço Pedagógico Específico II

                 A turma Serviço Pedagógico Especifico II, é frequentada por alunos de idade entre 11 a 41 anos. Os alunos necessitam de auxilio constantemente, apenas uma se locomove com auxilio, os demais alunos são totalmente dependentes, tanto na higienização quanto na alimentação, pois possuem um comprometimento motor muito grande.

         São desenvolvidas atividades sensoriais, estimulando a percepção visual, auditiva, tato, olfato, e paladar, atividades voltadas para a higienização corporal, massagens, exercícios de rolamento desenvolvendo a sensibilidade dos mesmos através do toque, oferecendo atividades para desenvolver a atenção, a linguagem oral e gestual, baseado no Currículo Funcional Natural, fazendo um trabalho diferenciado, contribuindo na melhoria de vida de cada aluno.

Estimulação Essencial I

          A turma de Estimulação Essencial é frequentada por alunos de idade entre 01 ano a 6 anos. Pelo fato da turma ser frequentada apenas por crianças o objetivo é  estimular  envolvendo-os em seu desenvolvimento global, motor, cognitivo, comunicação e emocional.

      A responsabilidade de ter o cuidado com a criança, realizando atividades de psicomotricidade, coordenação motora fina e ampla, equilíbrio, fortalecimento dos membros, estimulação sensorial, fortalecimento do tônus e da coluna e também fazer com que não adquiram vícios de postura.

Estimulação Essencial II

          A turma de Estimulação Essencial é frequentada por alunos de idade entre 01 ano a 6 anos. Pelo fato da turma ser frequentada apenas por crianças o objetivo é  estimular  envolvendo-os em seu desenvolvimento global, motor, cognitivo, comunicação e emocional.

      A responsabilidade de ter o cuidado com a criança, realizando atividades de psicomotricidade, coordenação motora fina e ampla, equilíbrio, fortalecimento dos membros, estimulação sensorial, fortalecimento do tônus e da coluna e também fazer com que não adquiram vícios de postura.

Estimulação Essencial III

               A turma de Estimulação Essencial II é frequentada por alunos com idade entre 5 a 6 anos de idade. Os alunos necessitam de auxílio na realização de atividades Pedagógicas, pois possuem comprometimento a respeito da coordenação motora, cognitiva, atenção e consequentemente na memorização.

             Nosso trabalho em sala de aula esta embasado no Currículo Funcional Natural na qual podemos estimular e proporcionar a criança um pouco mais de autonomia, pois e nesta fase que a criança deve ser trabalhada, melhorando sua qualidade de vida. A estimulação é definida como uma técnica terapêutica que pretende abordar diversos estímulos que podem intervir na maturidade da criança, com a finalidade de estimular e facilitar posturas que favoreçam o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com alguma necessidade especial. 

SAEDE

          A turma do SAEDE é frequentada por uma demanda de alunos com idade entre 07 anos de idade e 15 anos. São alunos que frequentam o ensino regular em horário oposto. São 10 alunos no período matutino e 11 no período vespertino.

             As atividades realizadas nessas duas turmas são voltadas para a alfabetização, levando sempre em conta a limitação e o tempo de cada aluno. Realiza-se atividades grafo motoras, linguagem oral e escrita, coordenação motora fina e grossa, atividades sensoriais, auditivas, visual e cognitivas. Atividades psicomotoras, recorte e colagem, interpretação de pequenos textos, sistemas de numeração e resoluções simples. Ainda são desenvolvidas atividades voltadas ao currículo funcional natural visando proporcionar ao aluno bem-estar e autonomia.

Informática

          A sala de informática é frequentada por praticamente todos os alunos, exceto a turma de Estimulação I por se tratar de crianças na fase inicial de vida. O laboratório é composto por 13 computadores, sendo 12 para alunos e 1 para uso do professor.

 

               Nas aulas de informática é realizado diversas atividades como jogos da memória, quebra-cabeças, digitação de textos, letras, números, jogos matemáticos, consciência fonológica, estimulação áudio visual e músicas. Com o objetivo de agregar ao aluno novos conhecimentos e estimulação para diversas áreas, auxiliando também nas atividades passadas em sala de aula.

Educação Física

              As aulas de educação física são frequentadas por todos os alunos matriculados na instituição. Os alunos que participam das atividades de educação física possuem variadas necessidades, sendo assim os exercícios são pensados individualmente para supri as necessidades de cada educando.

 

             São desenvolvidas atividades de estimulação motora, lúdicas, esportivas, culturais, avaliações físicas e circuitos psicomotores funcionais, afim de proporcionar aos alunos maior autonomia em suas tarefas motoras diárias.

Qualificação e Oficina

              A turma de Qualificação do Trabalho e Oficina é frequentada por alunos de idade entre 21 a 50 anos. Os alunos necessitam de auxilio na realização de atividades Pedagógicas, pois possuem comprometimento a respeito da coordenação motora, atenção e consequentemente na memorização.

         São desenvolvidas atividades lúdicas, noção numérica e alfabética, coordenação motora grossa, fina, recorte, colagem, pintura, jogos diversos, músicas, dança, esportes, artesanato e buscando trabalhar atividades ao Currículo Funcional Natural, visando autonomia e melhoria na qualidade de vida de cada aluno.

© 2018 por APAE Maria Frey.

  • Facebook Social Icon
  • Black Instagram Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page